segunda-feira, 16 de junho de 2008



Empatia


Um ancião que estava para morrer procura um jovem e narra uma história de heroísmo:
Durante a guerra, ajudou um homem a fugir. Deu-lhe abrigo, alimento e proteção.
Quando já estavam chegando a um lugar seguro, este homem decidiu traí-lo e entregá-lo ao inimigo.
E como você escapou? – pergunta o jovem.
Não escapei; eu sou o outro, sou aquele que traiu – diz o velho. Mas, ao contar esta história como se fosse o herói, posso compreender tudo o que ele fez por mim.
A sabedoria deste conto nos fala sobre a empatia, esta ação de nos colocar no lugar do outro, de procurar sentir o que o outro sente.
A empatia nos torna menos orgulhosos e egoístas, pois faz com que pensemos não só em nossos pontos de vista - em como estamos nos sentindo, mas também na vida alheia, no que se passa no íntimo de alguém.
Quando nos colocamos no lugar do outro, a compreensão torna-se mais fácil de ser alcançada, e nossos corações sentem-se mais aptos a perdoar.
Quando nos colocamos no lugar do outro, temos a oportunidade de acalmar a raiva, e de evitar a vingança.
Quando nos colocamos no lugar do outro, desenvolvemos a compaixão, e procuramos fazer algo para amenizar o sofrimento do próximo.
Quando nos colocamos no lugar do outro, expandimos nossa capacidade de amar e de entender que precisamos viver em família para realizar nosso crescimento.
Quando nos colocamos no lugar do outro, preparamos nossa intimidade para receber as sementes da humildade, descobrindo a verdade de que somos todos irmãos, e que precisamos uns dos outros para colher os bons frutos da felicidade futura.
A empatia nos torna mais humanos, mais próximos da realidade do outro, de suas dificuldades e de seu caminho.
Passamos a analisar a vida através de outros pontos de vista, de outros ângulos; e, assim, nos tornamos mais sábios, mais maduros.
O hábito de colocar-se no sentimento de alguém, é um grande recurso de que dispõe o homem novo para suas conquistas espirituais elevadas.
O coração que se isola, que vê somente o que seus olhos permitem e não partilha da vida de seu próximo, está estacionado nas trilhas do tempo.
É chegado o momento das grandes modificações, das grandes revoluções no interior do homem, e a empatia está lá, como excelente agente de transformação moral.
Reflitam!
Postado p Very Paz.






" Só é feliz quem não desiste da vida. " (Very Paz)

Fácil e difícil
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que se expresse sua opinião...Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias...Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.
Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir...Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado...Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece.
Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã...Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e as vezes impetuosas, a cada dia que passa.
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar...Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar...Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.
Fácil é ditar regras e,Difícil é segui-las...


Título original: Reverência ao destino (Carlos Drummond de Andrade)

PARA AS MINHA COLEGAS, DO CAMPUS VASCO DA GAMA

,BEIJOS

ADRIANA BARRETO

SOMATIZAÇÃO


Somatização, segundo sua definição contemporânea, criada por Zbigniew Lipowski (1924-1997), é "a tendência a experimentar e comunicar sofrimento somático em resposta a estresse psicossocial e buscar auxílio médico por isso".
O termo foi gerado pela tradução cientificista em inglês do termo alemão Organsprache ("fala dos órgãos"), originalmente criado por Wilhelm Stekel (1868-1940) no início do Século XX, e que podia representar tanto a manifestação física com lesões orgânicas quanto sintomas físicos sem explicação médica, desde que gerados por conflitos psicológicos inconscientes.

Freqüentemente a palavra somatização é utilizada dentro desta definição por diversas disciplinas da Psicologia.
No final do mesmo século, a definição de somatização, na Psiquiatria, voltou-se principalmente para sintomas físicos inexplicáveis, abandonando o conceito de doenças físicas de origem psíquica (as chamadas doenças psicossomáticas). O termo vem sendo recentemente contextado por exigir explicitamente uma origem psicossocial. Embora, em geral, causas desta natureza estejam presentes diante de queixas inexplicáveis, há uma minoria de casos onde estas não podem ser evidenciadas. Assim, existe uma tendência recente na literatura internacional sobre o assunto em usar o termo sintomas físicos sem explicação médica (SEM).

AUTOCONSCIÊNCIA

Autoconsciência é um objetivo a ser atingido mas exige treino diário, dedicação integral. Devemos julgar conscientemente o mais que pudermos. Tudo que existe ao nosso redor deve ser objeto de emissão de um juízo crítico de nossa parte. O pensamento mantido e concentrado, a atenção focada durante a vida cotidiana deve ser um hábito cultivado por todos aqueles que desejam se manter conscientes em todas as dimensões e não somente aqui, na dimensão física.
Outro efeito da sonambulização é fazer o homem pensar que tudo termina aqui, nessa dimensão mais densa, como um computador que fica velho e é jogado no lixo por apresentar defeitos no processador.
Somos muito mais do que o corpo denso através do qual nos manifestamos aqui, somos mais do que as nossas energias do corpo energético, ou duplo etérico ou holochacra, somos a consciência ou ego que se manifesta através desses veículos e, como a consciência é multifacetada , nosso objetivo deve ser trabalhar cada uma de nossas facetas, caminhando radialmente(em todas as direções) para uma maturidade integral da consciência.
O primeiro passo é a busca do autoconhecimento multidimensional ou seja, entendermos nosso aqui-agora multidimensional para podermos responder as perguntas mais básicas: O que estamos fazendo aqui? Quem somos? De onde viemos? Porque neste País? Nesta cidade? Com estes pais? Com esta família? Com estes amigos? Com estes colegas de trabalho? Com esta mulher? Com este marido? Com estes filhos?
A maneira mais inteligente de encontrar respostas para estas perguntas é através das Experiências Fora do Corpo - EFC’s ou Projeções da Consciência ou Viagem Astral, de forma lúcida, consciente e diária, para que tenhamos acesso a nossa memória de vidas anteriores que nos ajudará a compor o mosaico da atual existência.
Somente desta forma poderemos eliminar de vez a depressão e a melancolia e buscarmos o trinômio motivação-trabalho-lazer que, certamente, nos colocará de volta nos trilhos da nossa programação existencial.

''PROJETO SALVADOR CIDADE DA LETRAS"



Salvador Cidade das Letras é um programa de alfabetização de jovens e adultos, que em parceria com o BRASIL ALFABETIZADO do MEC, pretende cadastrar 30.000 pessoas não alfabetizadas para num período de 8 meses participarem do processo de alfabetização, desenvolvido em três módulos pedagógicos e um módulo com enfoque para qualificação do trabalho, através de oficinas profissionalizantes.
Os professores/alfabetizadores são cadastrados através do SIMM – Serviço de Intermediação Municipal de Mão de Obra - , e selecionados pela SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura- para atuarem em 262 bairros de Salvador, perfazendo um total de 1.200 turmas de alfabetização.
Essa ação, fortalece a política pública da Educação de Jovens e Adultos do sistema municipal numa iniciativa que prioriza a inclusão daqueles que não tiveram acesso à escola na idade adequada, assegurando-lhes a garantia da continuidade dos estudos na rede pública municipal. O Programa Salvador Cidade das Letras, reafirma o compromisso da gestão municipal com a cidade educadora, pois “Poder viver em uma cidade que educa onde todos além de saberem ler e escrever, se tornem usuários da língua escrita, usufruindo dos espaços educativos da comunidade representa o direito de todos e todas a formação para e pela cidadania.
O PROJETO ESTA EM VIGOR EM NOSSA CIDADE , A QUASE 5 ANOS. HAVENDO VÁRIAS IRREGULARIDADES, PRINCIPALMENTE NO ANO DE 2007, QUE ERA PARA TER COMEÇADO NO MÊS DE OUTUBRO , VINDO A FUNCIONAR NO MÊS DE MAIO DE 2008.
FORA OS COODENADORES QUE COMEÇARAM ATRABALHAR MUITO ANTES,CADASTRANDO PROFESSORES E ALUNOS PARA PREENCHER AS TURMAS DESTE. QUANDO NOS INSCREVEMOS FOI OFERECIDO AOS ALFABETIZANDOS O CARTAO SMART CARD, E UM SORTEIO DE CESTAS BÁSICAS, TUDO ISSO FOI RETIRADO NA NOVA GESTÃO. UM ABSURDO! A EVASÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA É MUITO GRANDE , PRINCIPALMENTE NESSE PROJETO QUE TRABALHA COM PESSOAS QUE DEIXARAM DE ESTUDAR PARA TRABALHAR OU PARA TOMAR CONTA DA CASA E DE SEUS FILHOS. UM INCENTIVO PARA ESTAREM EM SALA DE AULA JÁ É UM BOM COMEÇO PARA EXTERMINAR O ANALFABETISMO NA BAHIA . FALTA MUITO PARA ESSE PROJETO SE TORNAR "BOM", E A ÚNICA ALEGRIA DESSE PROJETO PARA OS ALFABETIZADORES ,NÃO É O DINHEIRO E SIM O PRAZER DE ENSINAR E A CARA DE FELICIDADE DOS ALFABETIZANDOS AO VEREM NÓS PROFESSORES TENDO UM COMPROMISSO COM ELES.
ADRIANA BARRETO-PEDAGOGIA SOCIAL