segunda-feira, 16 de junho de 2008

''PROJETO SALVADOR CIDADE DA LETRAS"



Salvador Cidade das Letras é um programa de alfabetização de jovens e adultos, que em parceria com o BRASIL ALFABETIZADO do MEC, pretende cadastrar 30.000 pessoas não alfabetizadas para num período de 8 meses participarem do processo de alfabetização, desenvolvido em três módulos pedagógicos e um módulo com enfoque para qualificação do trabalho, através de oficinas profissionalizantes.
Os professores/alfabetizadores são cadastrados através do SIMM – Serviço de Intermediação Municipal de Mão de Obra - , e selecionados pela SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura- para atuarem em 262 bairros de Salvador, perfazendo um total de 1.200 turmas de alfabetização.
Essa ação, fortalece a política pública da Educação de Jovens e Adultos do sistema municipal numa iniciativa que prioriza a inclusão daqueles que não tiveram acesso à escola na idade adequada, assegurando-lhes a garantia da continuidade dos estudos na rede pública municipal. O Programa Salvador Cidade das Letras, reafirma o compromisso da gestão municipal com a cidade educadora, pois “Poder viver em uma cidade que educa onde todos além de saberem ler e escrever, se tornem usuários da língua escrita, usufruindo dos espaços educativos da comunidade representa o direito de todos e todas a formação para e pela cidadania.
O PROJETO ESTA EM VIGOR EM NOSSA CIDADE , A QUASE 5 ANOS. HAVENDO VÁRIAS IRREGULARIDADES, PRINCIPALMENTE NO ANO DE 2007, QUE ERA PARA TER COMEÇADO NO MÊS DE OUTUBRO , VINDO A FUNCIONAR NO MÊS DE MAIO DE 2008.
FORA OS COODENADORES QUE COMEÇARAM ATRABALHAR MUITO ANTES,CADASTRANDO PROFESSORES E ALUNOS PARA PREENCHER AS TURMAS DESTE. QUANDO NOS INSCREVEMOS FOI OFERECIDO AOS ALFABETIZANDOS O CARTAO SMART CARD, E UM SORTEIO DE CESTAS BÁSICAS, TUDO ISSO FOI RETIRADO NA NOVA GESTÃO. UM ABSURDO! A EVASÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA É MUITO GRANDE , PRINCIPALMENTE NESSE PROJETO QUE TRABALHA COM PESSOAS QUE DEIXARAM DE ESTUDAR PARA TRABALHAR OU PARA TOMAR CONTA DA CASA E DE SEUS FILHOS. UM INCENTIVO PARA ESTAREM EM SALA DE AULA JÁ É UM BOM COMEÇO PARA EXTERMINAR O ANALFABETISMO NA BAHIA . FALTA MUITO PARA ESSE PROJETO SE TORNAR "BOM", E A ÚNICA ALEGRIA DESSE PROJETO PARA OS ALFABETIZADORES ,NÃO É O DINHEIRO E SIM O PRAZER DE ENSINAR E A CARA DE FELICIDADE DOS ALFABETIZANDOS AO VEREM NÓS PROFESSORES TENDO UM COMPROMISSO COM ELES.
ADRIANA BARRETO-PEDAGOGIA SOCIAL

Nenhum comentário: