domingo, 15 de junho de 2008

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?


Inteligência emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “inteligência emocional” expressa um estágio na evolução do pensamento humano: a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.
Na década de 30, o psicometrista Robert Thorndike, mencionou a possibilidade de que as pessoas pudessem ter "inteligência social" - uma habilidade de perceber estados internos, motivações e comportamentos de si próprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepção. Em 1983, o professor Howard Gardner, da Universidade Harvard, em linhas gerais, traçou as sete formas de inteligência, no livro Estruturas da mente: Gardner propôs uma "inteligência intrapessoal" semelhante à atual conceituação de inteligência emocional.

Veja meu Slide Show!

TREINANDO O PAPAI



"Treinando o Papai" ("The Game Plan") conta a história do famoso e determinado quarterback Joe Kingman (Dwayne "The Rock" Johnson, de "Doom - A Porta do Inferno" e "Bem-vindo à Selva"), cuja equipe de Boston está em busca de um campeonato. Solteiro de carteirinha, Kingman vive uma grande fantasia: ele é rico, famoso e sua vida é uma festa constante. Mas este sonho é subitamente alterado quando ele conhece a filha de sete anos (a novata Madison Pettis, do seriado "The 4400") que ele nunca soube que existia – resultado de um último encontro com sua ex-esposa. Agora, no momento mais importante de sua carreira, ele tem que administrar festas e treinos com aulas de balé clássico, histórias antes de dormir e bonecas que vieram junto com sua filha. Igualmente perplexa está sua durona super empresária Stella (Kyra Sedgwick, do seriado "The Closer"), que não tem nada de maternal. Apesar da sempre hilária desventura que acompanha a paternidade recém-descoberta, Joe percebe que existem outras coisas na vida além do dinheiro, de campanhas publicitárias e de milhares de torcedores apaixonados: o amor e o carinho de uma pequena fã muito especial é a única coisa que importa.
NO DIA 10 DE JUNHO, NÓS DA TURMA DE PEDAGOGIA SOCIAL- VASCO DA GAMA , JUNTAMENTE COM ALGUMAS TURMAS DO CAMPUS CAJAZEIRAS, FOMOS ASSISTIR ESSE SUPER FILME.
A MAIOR LIÇÃO DO FILME, FOI MOSTRAR QUE O AMOR SUPERA TODAS AS COISAS!
UM BEIJO PARA TODOS E QUEM NÃO ASSISTIU, VÁ LOGO CONFERIR O QUE EU ESTOU DIZENDO.


Em todos os dias, nós estamos sujeitos a desenvolver uma infinidade de emoções diferentes, conforme os acontecimentos e as situações vividas. As emoções tem um grnde papel nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida e, por isso, é muito importante aprendermos a conhecê-las e a trabalhar com elas.
qundo tomamos certas atitudes não pensamos o por que estamos fazendo aquilo. Isso ocorre porque as emoções funcionam como um turbilhão, e nem sempre temos tempo para compreender o que está se passando dentro de nós. Mas se conhecermos as nossas emoções podemos evitar muitos conflitos.
Todas as emoções vêm acompanhadas por reações fisiológicas. Quando sentimos medo ou raiva, a carga de adrenalina aumenta e faz com que nosso coração dispare e o corpo entre em estado de alerta. Quando estamos felizes, nosso corpo produz mais endorfinas, que resultam em sensação de bem-estar.
As emoções costumam ser classificadas como positivas ou negativas. As negativas são denominadas assim por causa do tipo de sensação que despertam, sem que isso signifique que sejam necessariamente prejudiciais.
As emoções positivassão as que despertam experiências agradáveis e prazerosas, como o amor, a alegria e a felicidade. As negativas ão aquelas que despertam sensações desagradáveis e que podem atrapalhar a comunicação e o entendimento entre as pessoas se não forem compreendidas. As mais importantes são a raiva, a tristeza, a ansiedade e o medo. Vejamos em que consiste cada uma delas:
Ansiedade: é uma sensação ou sentimento que costuma estar ligado a momentos de preocupação e apreensão. Geralmente, ela aparece quando devemos tomar decisões ou esperar por acontecimentos importantes. É semelhante ao medo, mas, ao contrário deste, não necessita de problemas reais para estar presente. Pode ser desencadeada por dificuldades subjetivas, que às vezes não conseguimos identificar, e existir em pequenos níveis; mas, em demasia, acaba resultando em uma excitação excessiva do sistema nervoso central e desencadeando uma série de sintomas físicos (como taquicardia, sudorese, sintomas gastrintestinais e irritabilidade).
Medo: sentimento que surge quando estamos diante de um perigo ou ameaça real a nossa integridade física ou psicológica. É uma emoção essencial, já que possui uma função protetora, pois prepara o corpo para enfrentar ou se esquivar do perigo.
Tristeza: emoção ligada à perda de alguém ou algo importante, ao abandono e ao sofrimento. Geralmente, resulta em abatimento físico, desânimo e falta de vontade. Ela é importante porque nos permite superar as perdas e as expectativas frustradas e encontrar novas formas de recomeçar.
Raiva: geralmente, aparece quando nos sentimos frustrados, injustiçados ou agredidos. É uma emoção que também possui um lado positivo, pois nos faz tomar atitudes e provocar mudanças.
Todos podemos ter emoções negativas e positivas dentro de nós, sem que isso seja considerado errado ou problemático. A vida humana é complexa e dinâmica e, por isso, é possível oscilar entre as sensações positivas e negativas ao longo do dia. A influência negativa das emoções pode ocorrer se não desenvolvermos a capacidade de compreendê-las e, conseqüentemente, controlá-las e dirigi-las para fins positivos.
Quando aprendemos a identificar nossas emoções, percebemos como elas influenciam em nossa condutae e isso uma maneira de conhecer a si mesmo. Quando identificamos o que sentimos, podemos perceber mais facilmente os sentimentos dos outros e, assim, aumentar a tolerância, facilitar a comunicação e evitar desentendimen
ADRIANA BARRETO: PEDAGOGIA SOCIAL

A escola Estressada

Imagine se um cientista inventasse uma espécie de hormônio para crescimento vegetal que, aplicado à semente de uma rosa, faria com que a mesma rapidamente crescesse e, em segundos, estivesse em nossas mãos, prontas para uma oferta.
Invenção maravilhosa? Que nada! Mais parece descoberta maluca, pronta para ser atirada ao lixo das inutilidades evidentes. Pode existir algo mais belo que assistir a uma roseira adolescente que se abre em botão? Perceber, depois, devagarinho, que esse botão se abre ao sopro da brisa, à luz do amanhecer e com ternura faz-se mulher? é claro que não há nada mais lindo que o lento desabrochar e a descoberta de que a vida é aos poucos que se insinua e, por isso mesmo, se esse hormônio imbecil fosse criado, seria por certo depressa esquecido.
Mas nem sempre as inutilidades biológicas encontram destino igual às inutilidades educacionais. Pois não é que existem escolas que parecem ter inventado esse tal de hormônio do crescimento? São escolas onde tudo é programado para a pressa, para o agito, para a antecipação. Os alunos dessas escolas são cada vez mais estimulados a fazer as coisas de forma precoce e agitadamente. A rapidez é valor que se exalta e a quantidade meta que afoitamente se busca. Auxiliadas pela televisão, essas escolas alfabetizam mais cedo, despertam a sexualidade antes da hora, buscam ensinar antes que os outros e levam os alunos a associarem-se depressa a clubes e equipes adestradas para vencer. Nelas, a infância transcorre apressada, perversa, estressada e os conteúdos curriculares são comandados pelo frenesi da antecipação. Mal a infância começa, já não mais se permite imaginar loucamente, brincar-se de faz-de-conta, andar à toa, falar sozinho, buscar aprenderes que nasçam do interesse próprio e da curiosidade específica da idade. Para outra coisa o ano letivo não serve, senão para que se cumpra o volume esmagador de coisas apreendidas.
Escolas com essas características constituem perversão tão doentia quanto hormônios geradores de rosas de um dia só. É evidente que, quando dessas escolas se reclama, não se está proclamando uma outra sem conteúdo previsível, sem programação estabelecida, sem espaço para se desenvolver múltiplas competências e se explorar os signos maravilhosos de muitas linguagens. Mas, neste caso, não se deve confundir a ampliação de caminhos a propor, com a pressa e agito em sua proposição. Buscar novas formas de aprender, construir outras maneiras de ensinar não significa a supremacia do desespero sobre a calma, da volúpia da agitação sobre a serenidade do desabrochar.
O crescer de um ser humano guarda paralelos marcantes com o desabrochar de uma flor. Requer que se tenha sobre cada etapa, cada dia, cada descoberta, cada aventura, um ouvido pleno de empatia, um olhar carregado de paixão, uma ajuda sem pressa, marcada pela serenidade da ternura.

Celso Antunes " Relações interpessoais e auto-estima ".
Amei esse texto! Very Paz.

Emoções

Quem viveu uma vida sem experimentar muitas emoções,
Quem nunca sentiu a euforia, a alegria contagiar seu ser,
e não experimentou também a dor, a tristeza, a angústia,
o sentimento de perda, que parecia ter a vida sentido algum.
Parte da vida do ser humano é pura emoção:
O primeiro amor...
O primeiro beijo,
O frio na barriga.
A paixão avassaladora,
O encanto, a excitação.
Parece que estamos nas nuvens, sonhamos acordados,
e o desejo é que dure a vida inteira.
No entanto, um dia descobrimos que a vida não é o céu de amor que pensamos,
nos deparamos com alguns fracassos, decepções, desilusões.
Quem errou? quem foi o culpado?
Ninguém!
Simplesmente a necessidade de nos conhecermos melhor, de aprendizado, de crescimento nos conduz a essas experiências e nos permite descobrir muitas coisas.
Descobrimos que somos formados pela mesma casquinha frágil e sensível que precisa de cuidados, e almeja por carinho, por um abraço amigo que nos incentive e nos aprove enquanto crescemos e vibre conosco nossos avanços e conquistas.
Então percebemos que não aprenderemos só,
que nesse caminho é preciso seguir juntos,
que só encontraremos a verdade olhando em diferentes ângulos,
e as habilidades e inteligências podem ter várias formas.
Uns são dotados com a sensibilidade de um poeta, com a beleza da palavra oral e escrita, outros tem uma facilidade incrível de percepção do mundo espacial, com um senso de ordem e estética extraordinário. Existem aqueles que tem aguçada capacidade de lidar com as próprias emoções e sentimentos e o administram muito bem. Outros discernem padrões lógicos e símbolos númericos com muita facilidade. Há ainda aqueles que são capazes de dar ritmo e tom ao soprar do vento, com sensibilidade na identificação dos sons musicais para quem a vida é uma eterna canção.
E assim vamos descobrindo múltiplas inteligências: Linguística, Espacial, Intrapessoal, Lógico-matemática, Sonora, Interpessoal, Naturalista, Cinestésico-corporal.
Cabe a nós descobri-las, percebe-las, incentivá-las, explora-las, e como diz profª Sandreanne...
Parir, gerar, criar.
Somos nós os responsáveis pelo nosso crescimento!


Veridiana Paz.